segunda-feira, dezembro 11, 2006

Namoro

Estava eu filosofando com o vento hoje quando me deparei em algumas perguntas. Não falarei das perguntas, mas direi as respostas que tive.
Primeiro consegui esta informação no site wikipédia:

"O namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal moderna, que tem como função a experimentação sentimental e/ou sexual entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento.
Com a evolução da tecnologia, já é comum encontrar casos de pessoas cujo namoro se dá através das modernas formas de telecomunicação, como o telefone ou a internet. Assim, sendo, casais podem namorar apesar de estarem em países ou continentes distintos."


Depois comecei a escrever para organizar as idéias:

O namoro é uma forma de convivência, onde duas pessoas que se gostam passam bastante tempo juntas, o que não quer dizer que passem TODO o tempo juntas, até porque isso desgasta o relacionamento. Não existe idade certa para começar a namorar, porque as pessoas são diferentes umas das outras e cada uma sente o momento certo para iniciar esta experiência. As razões para namorar podem ser diversas: amor, atração física, companheirismo, curiosidade, afinidades diversas, etc... Ou todas juntas! Mas o fato é que, uma vez iniciado o namoro, surge uma boa oportunidade para conhecer melhor o outro, para fazer a descoberta do verdadeiro outro. Durante o tempo de namoro, o amor se desenvolve e se aperfeiçoa.
Todos nós temos “duas facetas” de nosso ser. Uma é nosso o jeito que nos vestimos, o como parecemos. A nossa outra "faceta”, é o como somos, “de verdade”, o nosso “por dentro" (nosso interior), que poucas pessoas conhecem ou enxergam e que não muda quando trocamos de roupa.É exatamente durante o namoro ou em uma amizade profunda e real que temos a oportunidade de conhecer o outro e de nos dar a conhecer “por dentro”.
Vocês podem se dar conta que para se conhecer o outro “por dentro”, é necessário tempo e esforço, não havendo possibilidade de enganos, pois o relacionamento entre duas pessoas que se querem bem não pode se basear em dados falsos, sob pena de se tornar um relacionamento mentiroso, que não dura muito tempo, pois “a mentira tem pernas curtas”. Tempo para conhecer o outro com profundidade (pode vir a se tornar o pai/mãe de meus filhos!!) e esforço de se dar a conhecer (às vezes não gostamos do modo como somos!!) , sem querer parecer melhor ou pior do que se é.
Fazemos muitas escolhas na nossa vida: nossa escola, nossos amigos, nossa profissão... nosso(a) companheiro(a)! Essa última é, talvez a mais importante escolha que fazemos. Por esse motivo, deve ser uma escolha muito bem pensada, amadurecida, pois dela vai depender a nossa felicidade futura. Quem faz do amor um passatempo, descobre que com o tempo, passa o amor!
Duas pessoas livres e racionais somente deveriam chegar ao cume de seu relacionamento quando, ao terem a certeza de que "este é o único(a)".
Todos sabemos que hoje em dia os adolescentes amadurecem mais cedo -do ponto de vista biológico- do que antes. Por exemplo, os jovens de hoje são mais altos do que os seus pais e estes mais do que os avós. As meninas tornam-se “mocinhas” (têm a primeira menstruação) mais cedo. Vocês sabiam que no fim do século passado (imaginem, 100 anos atrás!) as meninas na Noruega se tornavam “mocinhas” em média aos 17 anos de idade? Não se sabe com que idade as mocinhas no Brasil tiveram a sua primeira menstruação naquela época, pois não há registros disponíveis, mas hoje em dia sabe-se que a média é de 12 anos a 12 anos e meio! É lógico que a “cabeça” das mocinhas norueguesas no século passado, aos 17 anos, provavelmente também era mais madura para tomar decisões importantes na sua vida, do que a cabeça das mocinhas brasileiras aos 12 anos. Bem, mais isso já é uma outra conversa para um outro texto.
O que importa agora é que eu sei o que fazer!

2 comentários:

Anônimo disse...

Rafa filosofando???
nem parece o rafa besta que eu conheço...
mas é claaaro que vc chegou a essas respostas por causa do nosso quarteto, nao??? =O
zooooa
dps eu quero saber as perguntas, e as decisões, viu :)
:*******

Anônimo disse...

dei de cara com esse texto...
espanto????SIM...
medo???SIM...
tudo isso pq agora vc se decidiu e eu poso não estar no meio de suas decisões....
isso é o que me põe medo e muitoooo...
keria saber o que se passa....
depois conte-me as perguntas e as decisoes tomadas...
TE AMO sempre!
x]